Madrid acolheu a Assembleia Geral da Rede Ibero-Americana de Programas Pós-Consumo de Medicamentos (RIPPM)

  • 18 de Outubro de 2019

A Rede Ibero-Americana de Programas de Medicamentos Pós-Consumo (RIPPM) realizou sua Assembleia Geral em Madrid, a 9 de Outubro, para fazer um balanço das atividades realizadas durante o último ano e analisar seu Plano Estratégico para o período 2020-2022.

No âmbito desta Assembleia, o presidente do SIGRE, Humberto Arnés, recebeu a delegação dos membros do RIPPM e teve a oportunidade de conhecer em primeira mão o funcionamento de cada um dos programas que o compõem, bem como as actividades que estão sendo realizadas com essa organização para promover o tratamento ambiental correcto dos resíduos de medicamentos e combater a falsificação.

Além disso, visitaram um armazém de distribuição para verificar o sistema de logística inversa aplicado aos resíduos depositados nos Pontos SIGRE das farmácias e tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Classificação de Embalagens e Resíduos de Tudela de Duero ( Valladolid), onde puderam apreciar os mais recentes avanços tecnológicos implementados nesta instalação.

Entre as principais realizações alcançadas em 2019 por esta rede, criada em Outubro de 2015, destacam-se o início da Plataforma de Medicamentos Pós-Consumo (PPM) e a assinatura do Código de Ética do RIPPM.

Actualmente, a rede é composta pelos programas da Colômbia (CPA), México (SIGREM), Espanha (SIGRE) e Portugal (VALORMED).

Mais notícias em https://www.redippm.org

Todos direitos reservados ValorMed ©.