VALORMED: 21 anos a cuidar do ambiente e da saúde dos portugueses.

  • 25 de Outubro de 2020

A 25 de Outubro de 1999 foi constituída a entidade gestora VALORMED, uma associação entre indústria, distribuidores e farmácias comunitárias criada para recolher os resíduos de embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo descartados pelos cidadãos nos seus domicílios.

Foram recolhidas nas farmácias um total mais de 15.000 toneladas destes resíduos e, só nos últimos 12 anos, a recolha aumentou em 73%.

A indústria, sempre preocupada com o ciclo de vida e ecodesign das embalagens, introduziu no mercado um número crescente de produtos constituídos por materiais amigos do ambiente.

Os distribuidores, ao assegurarem um sistema de logística inversa, permitiram a poupança na emissão de mais de 3.200 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Desde 2009 enviamos para reciclagem mais de 4.300 toneladas de materiais utilizados no fabrico de medicamentos.

Ao longo destes anos impedimos a eliminação indevida de muitos medicamentos em fim de vida, reduzindo os impactes na saúde humana e no ambiente, evitando custos na saúde humana num valor próximo dos 8,5 Milhões de €.
Os números apresentados, longe das metas e objectivos que pretendemos alcançar dão-nos, contudo, um sinal: podemos fazer mais pois, a adesão dos portugueses, é cada vez maior.

Por isso, deixamos a pergunta: se ainda não o faz, do que está à espera?

Separar estes resíduos e entregá-los numa farmácia/parafarmácia, deve passar a fazer parte do nosso quotidiano.

O ambiente e a saúde, agradecem.

Todos direitos reservados ValorMed ©.