como participar


FARMÁCIA COMUNITÁRIA E LVMNSRM

Que produtos podem ser recolhidos nos pontos de recolha VALORMED?

No âmbito do SIGREM (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens de Medicamentos) e ao funcionarem como pontos de retoma, as Farmácias Comunitárias e LVMNSRM (Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica), asseguram a receção assistida dos resíduos de embalagens e restos de medicamentos fora de uso e de prazo de validade de origem doméstica, ou seja, que os cidadãos geram em suas casas.

Neste subsistema (Subsistema das Farmácias Comunitárias e LVMNSRM), estão abrangidos os resíduos das embalagens primárias de medicamentos de uso humano, sujeitos ou não a receita médica, que são as típicas embalagens de venda ao público na sua apresentação mais completa, e pelas embalagens de medicamentos e produtos de uso veterinário cujo prazo de validade ou de consumo se encontra ultrapassado.

Que delimitação existe no Subsistema das Farmácias Comunitárias e LVMNSRM quanto ao tipo de embalagem?

Este subsistema é prioritariamente destinado a assegurar a recolha para posterior valorização dos resíduos das embalagens, quaisquer que sejam os materiais utilizados no fabrico da mesma, a que deve ser associada a vantagem de poder ser eliminada de um modo seguro os restos de medicação de origem doméstica que possam ser depositados nos contentores VALORMED.

Que papel em todo este processo têm os colaboradores que exercem a sua atividade nos pontos de recolha da VALORMED?

As Farmácias Comunitárias e LVMNSRM (Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica), participam na divulgação das campanhas de comunicação e informação que regularmente são desenvolvidas pela VALORMED e, por isso, os colaboradores que aí exercem a sua atividade profissional desempenham um papel fundamental na educação dos cidadãos. 

Para além da prestação de informações úteis no domínio da saúde também devem contribuir ativamente na sensibilização dos utentes para boas práticas ambientais, pelo que, no momento de dispensa dos produtos, é fundamental que informem da necessidade de serem devolvidas as embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso e de prazo de validade. Por outro lado, sempre que seja possível, é recomendável aos colaboradores dos pontos de recolha que confirmem que os cidadãos estão apenas a entregar resíduos de embalagens e de medicamentos, e não outros resíduos que não fazem parte do âmbito da licença atribuída à VALORMED.

Que outras atividades podem os pontos de recolha VALORMED dinamizar?

Com o suporte e apoio da VALORMED, que fornecerá o material didático e promocional existente, os pontos de recolha podem promover e organizar ações com a comunidade local (nomeadamente, escolas, jardins de infância, lares de idosos ou de terceira idade, centros de dia, etc.), e até disponibilizarem o seu espaço físico para outro tipo de atividades de sensibilização e educação por si concebidas. Para o efeito, basta contactarem diretamente a VALORMED, ou o seu Consultor Promocional, que prestarão todas as informações necessárias para a sua concretização.

Campanha atual

O Planeta de amanhã
é feito das escolhas
de hoje

Quando não os entregamos no sítio certo… quem
sabe onde eles vão parar amanhã?

Partilhar

Scroll to Top